Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

sábado, 27 de outubro de 2012

Compare a corrida em esteira e na rua





A esteira é uma manta de rodagem com velocidade constante, rodando sem parar sob seus pés. Por isso que, para correr mais rápido em uma esteira, o aluno inconscientemente começa a correr para cima, e não para frente como seria o correto. Dessa forma, o atleta tende a aumentar somente o que chamamos de tempo de voo (tempo entre uma pisada e outra na esteira).
Mas vale lembrar que a esteira é uma ótima pedida para treinar. Aquece o corpo quando o clima está frio ou quando o aluno está se recuperando de alguma lesão e precisa de um ritmo lento e constante para que o corpo volte a se acostumar com o esporte. 

Já a rua é composta por diferentes pisos e fatores externos que interferem no desempenho. A variação nos calçamento exige atenção: o asfalto gera maior impacto nas articulações, mas traz uma resposta mais rápida em termos de velocidade. Correr na terra, na areia batida ou na grama é indicado para quem busca mais amortecimento do impacto. Além disso, esses terrenos trabalham mais equilíbrio, coordenação motora e propriocepção - capacidade de reconhecer a sua resposta corporal a estímulos externos, testando os limites do corpo. 

Combine as atividades

Um treino ideal deve combinar as duas versões, trabalhando na mesma medida todas as habilidades e garantindo a evolução integral do corredor. Mas, melhor do que ficar parado, é experimentar a opção que você mais gostar ou for mais fácil para você. A esteira é mais prática para muita gente. Não tem problema com chuva e o piso é mais plano e seguro. Mas note que, se há intenção em participar de competições, os treinos ao ar livre são indispensáveis para se adaptar e ter certeza do seu nível de rendimento.

Gasto calórico

Com relação ao gasto calórico, não se abale só por isso. A intensidade e a frequência dos treinos interferem bem mais na queima de calorias do que o piso onde você corre. Uma dica para simular alguma resistência do ar na esteira e equilibrar a postura é colocar uma leve inclinação de 0,5% nos treinos. Tome cuidado com o incremento de inclinações maiores que essa, que podem forçar demais as articulações e sobrecarregar sua coluna.


FONTE:Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar



domingo, 14 de outubro de 2012

Mais elegante e firme com 3 passos do balé



Não é à toa que as bailarinas têm a silhueta esguia e a postura certinha: além de trabalhar o alongamento e a força do corpo como um todo, o balé melhora a consciência de como funciona cada movimento executado. “Para realizar os passos com leveza e precisão, você tem que ter flexibilidade e concentrar a força na musculatura certa, ou o movimento não sai”, fala a professora de educação física Audrea Ferro. Ela é representante no Brasil do Xtend Barre, método que combina princípios do pilates com posições do balé e que inspira a sequência de exercícios que você vê a seguir. 

Faça do jeito certo 

Na hora de alongar, quantidade não é qualidade. Isso quer dizer que não é preciso esticar perna, braço ou costas até o limite da dor para o exercício funcionar. Pelo contrário. “A regra é parar quando o movimento deixa de ser confortável. Você precisa perceber uma resistência do corpo, mas não a ponto de sentir dor, que pode sinalizar uma ruptura muscular”, fala Beny Schmidt. Tenha calma: com o tempo, você vai conseguir realizar movimentos mais amplos. “Mais flexibilidade é uma conquista que tem que ser gradual, respeitando a limitação de cada um.” Outro princípio do alongamento benfeito é a respiração, que deve ser lenta e contínua – jamais prenda o ar enquanto executa os exercícios.



Cross on floor (alonga costas, partes interna e externa das coxas e braços)


Thigh Stretch (alonga costas, parte da frente das coxas e braços)



Incline (alonga panturrilha, parte de trás das coxas, costas, ombros e pescoço)

FONTE: BOA FORMA








COXAS FIRMES


Coxas firmes e desenhadas com um único movimento


Não tem jeito: as coxas estão entre as áreas do corpo campeãs no acúmulo de gordura. Para derretê-la, nada melhor que a atividade aeróbica, como corrida e bicicleta. Já para tonificar a musculatura, existem vários exercícios. Este é um misto de isometria com pilates. No lugar das repetições, você vai contrair bem as coxas e o bumbum por alguns instantes. "Parece fácil, mas, ao fazer o movimento, dá para perceber a intensidade com que os músculos são recrutados", diz o consultor de fitness Alfredo Galebe. A bola funciona como resistência: ao apertá-la, você faz pressão. "É o mesmo processo das máquinas da academia, tem que empurrar a perna. Só que não existe risco de lesão, porque não há carga", completa. Além de trabalhar o quadríceps e a parte posterior da coxa, de quebra ainda malha o bumbum.

Como fazer


Em pé, deixe os pés paralelos e as pernas afastadas (um palmo de distância). Apóie as mãos numa parede e mantenha os braços estendidos na altura dos ombros. Alongue o abdômen e empurre o peito para cima. Flexione uma perna sobre a bola, apoiando o peito do pé. Deixe a outra um pouco flexionada. Os joelhos devem ficar alinhados. Sem mexer os quadris, empurre a bola para baixo com o peito do pé. Durante a execução, aperte bem o bumbum. É normal que você sinta a perna tremer. Fique nessa posição por dez segundos. Em seguida, faça com a outra perna. Repita mais duas vezes de cada lado.
  • FONTE: BOA FORMA