Visualizações



Mirna Christina

Seguidores

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Aquecimento melhora o rendimento do treino


    pessoas aquecendo na esteira - Foto Getty Images
    Formas de aquecimento
    Aquecimento geral: corrida, caminhada, trote leve, movimento de braços e pernas, ou seja, qualquer exercício mais leve que garante a movimentação do corpo.

    Aquecimento específico: vai depender da modalidade esportiva que a pessoa vai praticar. Por exemplo, se você vai correr em uma maratona, o aquecimento precisa priorizar as pernas e o movimento de quadril.      
                   
      mulher fazendo musculação - Foto Getty Images
      Antes do exercício
      Esses exercícios preparatórios são os importantes para a comunicação do sistema muscular com o sistema nervoso e, por isso, o rendimento fisiológico da pessoa melhora muito. Mas, para alcançar a melhora, a sequência aquecimento-alongamento precisa ser feita por no mínimo 15 minutos antes a prática esportiva. 
        homem bebendo água após o exercício - Foto Getty Images
        Depois do exercício
          É importante também que após o exercício, o alongamento seja feito para restabelecer gradativamente o repouso do corpo. "O ideal é que o alongamento seja feito de forma bastante branda e com calma, pois, assim como o aquecimento ajuda na aceleração dos sistema circulatório e respiratório, a desaceleração gradual é necessária para que o corpo não interrompa a atividade de forma abrupta", recomenda o médico Raul Santo
            casal de idosos alongando no parque - Foto Getty Images
            Aquecimento e alongamento
                O aquecimento é o primeiro passo de preparação para se exercitar, depois é feito o alongamento. "O aquecimento eleva a temperatura corporal e aumenta a frequência cardíaca. Com isso, mais sangue é bombeado, levando nutrientes e oxigênio para os músculos. Além disso, é durante o aquecimento que ocorre um aumento da frequência respiratória, importante para o bom rendimento", explica o especialista Raul Santo.

                Uma vez que a temperatura do corpo está elevada e os músculos estão irrigados, é hora de começar o alongamento. "Esticar a musculatura faz com que o corpo esteja preparado para os movimentos e, por isso, o risco de lesões são diminuídos e as dores pós-exercício ficam amenizadas", diz o fisiologista.   
                  jogadora de vôlei aquecendo - Foto Getty Images
                  Variações
                          O alongamento também vai variar de acordo com o esporte, mas quando falamos de esticar os músculos é importante que as principais cadeias musculares sejam alongadas. "Todo alongamento deve começar a ser feito da cabeça para os pés ou dos pés para a cabeça, para que o indivíduo não se esqueça de nenhuma parte do corpo", ensina o fisiologista.   
                            mulher aquecendo no parque - Foto Getty Images
                            Dias quentes e frios
                                            A intensidade do movimento preparatório vai variar de acordo com as condições climáticas, com a idade e a frequência de atividade física de cada um.

                                            "Em dias mais quentes, o corpo se aquece mais rapidamente, por isso, a prioridade vai para os exercícios de alongamento. Já quando a temperatura está baixa, a tendência é prolongá-los para manter o corpo aquecido." De baixa intensidade ou não, o importante é não deixar de lado essa etapa importante da atividade física.

                                            "O preparo do corpo garante que os músculos trabalhem nas condições ideais e, assim, as reações fisiológicas funcionam de forma positiva, garantindo o aumento do rendimento físico", completa o especialista da Unifesp.   
                            SE VOCÊ FOR INICIAR QUALQUER ATIVIDADE FÍSICA É PRECISO PRIMEIRO UMA AVALIAÇÃO  COM UM CARDIOLOGISTA . ESTANDO APTO PARA FAZER EXERCÍCIOS NÃO SE ESQUEÇA DE TER O ACOMPANHAMENTO DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO POIS ASSIM TERÁ A MELHOR ORIENTAÇÃO PARA O SEU PERFIL.
                            Fonte: Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar









terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Faça corrida na praia e queime calorias

Corrida - Foto Getty Images
Corrida
"A corrida trabalha os mesmos músculos da caminhada, mas exige um condicionamento físico mais forte", afirma Stanley. Para praticar o esporte é fundamental fazer alongamento e respeitar seus limites, parando a atividade a qualquer sinal de dor ou diminuindo o ritmo quando há falta de ar. Recomenda-se também usar tênis específicos, já que o impacto da corrida sobre as articulações é maior do que o da caminhada.

Calorias perdidas em 30 minutos: 600 calorias, em média


COMECE O ANO FAZENDO ATIVIDADE AO AR LIVRE E UM BOM EXEMPLO É A CORRIDA QUE ALÉM DE FORTALECER A MUSCULATURA, PROMOVE UM MELHOR CONDICIONAMENTO CARDIOVASCULAR E QUEIMA CALORIAS. ACESSE  O SITE MINHA VIDA E SE DIVIRTA NESTE VERÃO COM DICAS PARA MANTER A FORMA.
FONTE:Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar